terça-feira, 26 de julho de 2011

Pilates Postural para Gestantes!

- ARTIGO -
As mudanças que ocorrem durante o período gestacional são inúmeras. Estas não são apenas mudanças hormonais e emocionais, são também posturais. Com objetivo de ter uma gestação saudável, é de extrema importância que a mulher pratique alguma atividade física adequada.
O Pilates Postural para Gestantes é um programa adaptado a partir dos conhecimentos existentes do método criado por Joseph Pilates.
O Método Pilates é a escolha ideal para as futuras mamães. O método preconiza um programa de exercícios baseados em alongamentos e fortalecimentos, que com certeza proporcionará conforto durante a gravidez até o parto.
 Os exercícios tem como objetivo:
·        Correção postural: Promove melhora e manutenção da postura, ajudando na mecânica corporal, diminuindo a dor, principalmente na região lombar da coluna;
·        Fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico: Previne o risco de incontinência urinária e facilita diretamente no trabalho do parto;
·        Melhora da concentração, equilíbrio, e coordenação motora: Devido ao crescimento da barriga, grande instabilidade motora, mudança do centro de gravidade e ajustes internos de vários órgãos,o Pilates contribui para minimizar esses efeitos compensatórios do corpo da mulher.
·        Melhora a circulação sanguínea e linfática: Isso é benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Os exercícios estimulam a circulação, prevenindo edemas (inchaços) nas pernas.
·        Fortalecimento da musculatura do abdome: O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa o músculo mais profundo, chamado de transverso do abdome. Este funciona como uma cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente com o crescimento da barriga, eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais, e aparecimento do abdome protuso (aquela barriguinha indesejada para frente).

·        Fortalecimento de membros superiores e inferiores: No Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.

Os exercícios são orientados com total segurança, respeitando sempre os limites e individualidade da praticante, tornando o exercício agradável e saudável
A soma de todos os benefícios citados possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.


DRA. ELLEN ROCHA é  fisioterapeuta Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
- Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba;
- Formação Completa no Método Pilates para fisioterapeutas pelo Centro de Fisioterapia e Pilates;
-Formação em RPG/RNP - Reeducação Postural Global pelo Retreinamento Neuromotor Proprioceptivo pela Faculdade Redentor - RJ;
- Formação em  Avaliação postural computadorizada através do método Biofotogrametria pela Faculdade Redentor – RJ;
- Formação em Treinamento Vibratório - Como maximizar os resultados em busca da qualidade de vida;
- Sócia-proprietária da Núcleo Saúde & Movimento situada na Rua Santos Dumont, 232, São Benedito, Poços de Caldas, MG. Telefone (35) 3712.1656.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores