sábado, 20 de agosto de 2011

 Pilates x depressão :  Pilates como tratamento para depressão
Por Virgínia Aquino Francisco  (Psicóloga)/Ellen Rocha Andrade (Fisioterapeuta)

Como o Pilates pode ajudar uma pessoa com depressão? O que é Pilates? O que é depressão?

Pilates é um programa de exercícios que visa à melhora da flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. O método é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, ganho de flexibilidade e equilíbrio muscular. A aula é supervisionada por um fisioterapeuta qualificado, que orienta o aluno durante toda aula, direcionando os exercícios as necessidades e objetivos de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando aparelhos, solo e acessórios. Os exercícios são rítmicos, de força e alongamento, e demandam concentração e controle corporal. Ao contrário de outras técnicas o método Pilates usa menos repetições e mais movimentos precisos, visando à qualidade e não quantidade.

A Depressão, por sua vez, caracteriza-se por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida: falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, assim como o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso. Trabalhar, dedicar-se a outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode se tornar prejudicado, como: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresses por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica. Um plano completo de tratamento para depressão pode incluir também psicoterapia e drogas antidepressivas (quando necessárias).

O Pilates ajuda a prevenir e a combater a depressão, pois melhora a saúde em geral, física e mental, reduzindo a ansiedade, melhorando a auto-estima e a autoconfiança, melhorando a cognição e diminuindo o estresse. Isto tudo acontece devido à liberação de endorfinas por meio do cérebro. Essas substâncias (endorfinas) são responsáveis pela sensação de bem-estar e tranqüilidade, exercitam a concentração, melhoram o estado de espírito (bom humor), aliviam as dores, entre outros benefícios. Após 3 ou 4 semanas de treino, a pessoa sentirá sua auto-estima mais elevada, pois sentir-se-á mais feliz, e os resultados já poderão ser observados.

A cada dia mais o Pilates associado com um acompanhamento psicológico conquista mais espaços entre os profissionais de saúde, para o acompanhamento de pessoas com depressão. Esta técnica que visa o equilíbrio corporal e mental não tem contra-indicação, podendo ser praticada por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade. O Pilates exige que o indivíduo esteja atento à realização de cada exercício. E é essa concentração que promove a desaceleração mental, a redução da ansiedade e o controle do estresse, além dos efeitos orgânicos. As sessões de Pilates tem duração de uma hora, podendo ser realizadas de 1 a 5 vezes por semana, enquanto que as sessões de psicoterapia são realizadas uma vez por semana com duração de 50 a 60 minutos, trabalhando os pensamentos depressivos, conhecimento acerca de si e os motivos depressivos. Portanto, é a associação do corpo e da mente na luta contra a depressão. Todos podem buscar ajuda. Basta apenas o indivíduo que apresente os sintomas depressivos esteja disposto a mudar sua atual realidade.

 
Virgínia Aquino Francisco - Psicóloga
 Ellen Rocha Andrade - Fisioterapeuta

Núcleo Saúde & Movimento

Rua Santos Dumont, 232 – São Benedito
POÇOS DE CALDAS - MG
              3712 1656 /8822 9139/9850-3611

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores