terça-feira, 18 de outubro de 2011

RPG - Por que este tratamento é tão indicado para dores nas costas?

- por ELLEN ROCHA -

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método revolucionário de tratamento do sistema músculo-esquelético (músculos, articulações, ossos) desenvolvido no final da década de 40 na França, e trazido para o Brasil na década de 80. Desde então, esse método vem desenvolvendo-se e ganhando adeptos por todo o país.

Atualmente, pertence ao grupo das mais modernas e completas técnicas manuais e posturais de Fisioterapia. O principal objetivo da RPG é buscar o equilíbrio corporal através da reestruturação dos grupos musculares, melhora da postura e consciência postural. Desta maneira, passamos a ter um corpo mais equilibrado com melhora das dores, adquirindo assim mais qualidade de vida.

A principal indicação do RPG são as dores na coluna, devido a alterações posturais ou desvios de coluna como cifose (a popular corcunda), escoliose (coluna desviada) e hiperlordose (aumento da curvatura lombar); dores em regiões da coluna como pescoço e lombar; dores nos braços provocadas por falta de condicionamento físico ou diminuição dos espaços entre as vértebras, dores de cabeça (causada por compressão de raiz nervosa), dores nas pernas causadas por artrose, dor ciática ou fadiga; torcicolos, hérnias de disco cervicais e lombares; artrose na coluna, bursites, tendinites, etc. O tratamento é realizado de pé, sentado e deitado em uma maca específica, sendo diferenciada das demais macas comuns.

Para que o tratamento seja eficaz, é necessário que o indivíduo realize sessões semanais que duram cerca de uma hora. O número de sessões dependerá da evolução de cada indivíduo e das alterações posturais e dor que este apresenta, mas sempre dizemos que para se estruturar a melhora do equilíbrio corporal devem ser realizadas pelo menos 10 sessões (no total). Observação: em casos de dor ou alterações posturais mais graves os números de sessões semanais e totais podem ser alteradas.



DRA. ELLEN ROCHA é  fisioterapeuta Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
- Pós-Graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba;
- Formação Completa no Método Pilates para fisioterapeutas pelo Centro de Fisioterapia e Pilates;
- Formação em RPG/RNP - Reeducação Postural Global pelo Retreinamento Neuromotor Proprioceptivo pela Faculdade Redentor - RJ;
- Formação em  Avaliação postural computadorizada através do método Biofotogrametria pela Faculdade Redentor – RJ;
- Formação em Treinamento Vibratório - Como maximizar os resultados em busca da qualidade de vida;
- Sócia-proprietária da Núcleo Saúde & Movimento situada na Rua Santos Dumont, 232, São Benedito, Poços de Caldas, MG. Telefone (35) 3712.1656.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores